Tal e como nos ensinaram na escola a molécula da água H2O está formada por dois átomos de hidrogénio e um único átomo de oxigénio, o que em todo o mundo sabe-se é que a molécula da água não tem alinhados os dois átomos de hidrogénios, mas que formam um ângulo de aproximadamente 105º o que confere à molécula da água propriedades que a fazem compatíveis para ser a autêntica fonte de vida. Se este ângulo não fosse assim, a molécula da água em condições habituais seria gás e as formas de vida tal e como as—- conhecemos não poderiam existir.

Agora que temos uma ideia clara do que é a água, identificaremos o que é o pH.

Na natureza toda as substancias têm o que os químicos chamam pH, potencial hidrogeniónico, que não é senão a medida do número de H3O e de OH- que tem uma substancia em fase líquida. A água ainda que a sua fórmula é H2O, por sua atividade, algumas moléculas da água perdem um dos hidrogénios frente a uma molécula vizinha ficando como OH- e sua vizinha com H3O+.

Na água pura podemos medir a quantidade de moléculas que se separaram desta forma, e posto que depende da temperatura, o medimos a 25ºC. Vemos que a concentração é de 10-7M o que quer dizer que se separaram muito poucas moléculas ou podemos dizer que uma molécula elegida ao azar se separa aproximadamente cada 10 horas.

Quando temos a mesma concentração de H3O+ que de OH- dizemos que a substancia é neutra.

Para medir as concentrações foi idealizado uma escala, que nos indica desde uma concentração muito alta de H3O+ (os valores mais baixos da escala) até as concentrações nas que não existem apenas H3O+ livres (os valores mais altos da escala),

Como o fizemos?

pH = −log10 [H3O+]

Mesmo que nos terremotos, optou-se por uma escala logarítmica, já que as quantidades têm uma escala muito alta, desde as concentrações mais ácidas com 10E1 às mais alcalinas  10E14

Ao aplicar a fórmula anterior com estes valores das concentrações de H3O+ temos os típicos valores de pH que vemos nas tabelas.

Como valor central usamos o valor 7 já que a concentração natural que aparece na água pura é de 10-7 como havíamos dito, aplicando a fórmula do pH nos dá o valor 7.

Qualquer valor menor que 7 nos indica que têm uma quantidade maior de H3O+ portanto ácido e um valor maior que 7 nos indica que a substancia é alcalina.

O sangue humano tem um pH ideal de  7,3 a 7,4. Atualmente desde o exterior recebemos uma série de agressões pelo ambiente cada vez mais ácido por culpa da poluição, junto com o auge da comida de plástico que gera dejetos mais acidificantes no nosso organismo, pelo que devemos compensar estas agressões externas do pH. Para readequar o nosso pH devemos nos alcalinizar, bem seja por meio de uma dieta alcalina ou utilizando água alcalina.

Seguir a dieta alcalina pode ser um pouco difícil de levar a cabo, pelo que a solução mais fácil é utilizar a água que bebemos como alcalinizante.