Os perigos do cloro na saúde

O cloro é um elemento químico presente na natureza, utilizado habitualmente para o tratamento e desinfeção nas estações de tratamento das águas. O problema é que depois de limpar a água de bactérias, o cloro continua ativo, e é um elemento tóxico e nocivo para nossa saúde.

O facto de que o cloro, seja capaz de eliminar as bactérias da água, nos dá a indicação de que também será capaz de eliminar bactérias em nosso organismomuitas das quais são boas e necessárias para o bom funcionamento do corpo humano e do sistema imunitário. Quando bebemos água clorada ou nos banhos, esta destrói as bactérias intestinais benéficas, causando má digestão e os problemas de saúde que isso implica.

Estamos em contacto com o cloro diariamente, desde beber a água da torneira, até lavarmos as mãos, tomar duche, tomar banho, e em quantidades superiores, quando nos banhamos em piscinas.

Já sabemos que a respiração de pequenas quantidades de cloro durante curto período de tempo tem consequências negativas para a saúde, desde tosses, dores no peito até retenção de água nos pulmões.

É especialmente prejudicial para nossa pele, garganta e olhos, provocando secura, irritação e em particular para o sistema respiratório. As crianças expostas às grandes quantidades de cloro (como ocorre muitas vezes nas piscinas) tem maior risco de padecer de asma.

À medida que aumentam os estudos sobre os efeitos do cloro, ele está a ser relacionado cada vez mais, com uma ampla gama de doenças, que vão desde o cancro, problemas respiratórios, problemas reprodutivos, problemas do sistema imunitário e até ataques cardíacos.

Não só o cloro em si, mas este em contato com a matéria orgânica gera trihalometanos, estes são um subproduto do cloro, e são potencialmente cancerígenos, e um dos trihalometanos mais predominantes na água é o clorofórmio. Os trihalometanos são extremamente perigosos para todos, e especialmente para mulheres grávidas, foi demostrado que há maior risco de aborto em mulheres expostas a este subproduto do cloro.

Numerosos estudos relacionam o beber água clorada da torneira com o risco de padecer com diferentes tipos de cancro, desde o da bexiga, o dos rins, colon, etc. 

Um estudo levado a cabo nos EUA pelo Conselho de Qualidade Ambiental deste país, demonstrou que o risco de padecer cancro em pessoas que bebem água clorada é cerca de 93% mais alto, que aquelas pessoas que bebem água livre de cloro.

Nas últimas investigações fala-se da possibilidade de que o cloro destrua certas proteínas no corpo humano, causando problemas irreversíveis na pele e no cabelo. De facto, numerosas patologias da pele como, a acne, seborreia, eczema, etc., melhoram ao deixar de beber água com cloro.

Seus efeitos também foram relacionados com a queda do cabelo e alterações do sistema nervoso.

Os efeitos prejudiciais para a saúde dependem da concentração desta substância na água, assim como a duração e frequência da exposição. As crianças são mais vulneráveis aos seus efeitos, geralmente porque passam mais tempo banhando-se nas piscinas e porque suas peles são mais sensíveis, o cloro pode ser muito reativo com as células da pele.

No mercado existem vários dispositivos para eliminar cloro, metais pesados e restos das impurezas, o problema é que usam umas bolas brancas que contêm SULFITO CÁLCICO (E226), um tóxico aditivo que também é usado nas carnes, vinhos, etc.

A lei obriga aos produtores de bebidas e comidas a constar nas suas etiquetas, mas não nos casos dos filtros de duche. É verdade que elimina o cloro, mas a nossa pele absorve este tóxico igualmente. Quanto mais cloro contiver na água, mais sulfito cálcico é liberado à mesma.

Em Alkanatur somos conscientes dos problemas que acarretam o cloro na água. Por tal motivo comercializamos um filtro de duche que elimina 99% do cloro, melhora o cabelo e a pele, têm uma duração de 30.000 litros e está 100% livre de sulfito cálcico. É o único filtro do mercado que não contem o aditivo E226 (este aditivo – sulfito cálcico – tem um elevado nível de toxicidade à saúde).

Poderá vê-lo em:http://loja/alkanatur-drops/garrafa-de-cristal-borossilicato-para-agua/