Segundo a nossa visão e a de muitos especialistas, nos encontramos diante de uma das tecnologias mais revolucionárias tanto a nível preventivo como paliativo de diversas patologias. Podemos dividir os benefícios da água alcalina em dois seguimentos.

  • Alcalinidade
  • Efeito antioxidante

Alcalinidade

Os cientistas chamam hoje ao desequilíbrio desta constante de acidose metabólica leve. Esta alteração é devida ao nosso actual estilo de vida (má alimentação, sedentarismo, stress, toxicidade meio ambiental…) que nos leva a experimentar diversos sintomas cada vez mais prematuramente:

  • Dor de Cabeça
  • Cansaço
  • Dor crónica geral
  • Osteosporose
  • Obesidade
  • Diabetes tipo 1 e 2
  • Gastrite
  • Diversas infecções fúngicas
  • Depressão e ansiedade
  • Hiperatividade
  • Cancro

É portanto necessário reequilibrar nosso pH corporal com alimentos alcalinos. O método mais rápido e seguro é através da água alcalina ionizada.
O doutor Otto Warburg obteve no ano de 1931 o prémio nobel de medicina pelo seu descobrimento de que todas as formas de cancro sem exceção, caracterizam-se por duas condições básicas:

  • Acidose
  • Hipóxia (falta de óxigeno)

Hoje em dia mais especialistas a nível mundial concordam com sua tese. Nós entre eles.

Efeito antioxidante

Faz já um tempo que as marcas começaram a usar o termo antioxidante. Que se as verduras tem antioxidantes, que se podemos incluir nos cremes antioxidantes naturais, que se os antioxidantes proporcionam saúde, ou milhares de argumentos em favor dos antioxidantes.

Mas provavelmente o público em geral nunca perdeu cinco minutos para refletir o que são os antioxidantes e porque é bom incluí-los em nossa vida.

Como todos sabemos o corpo humano é uma máquina perfeitamente engraxada que funciona graças aos alimentos, mesmo que um automóvel necessita de gasolina. Ambos os sistemas processam o combustível e eliminam dejetos, os automóveis no motor e as células nas mitocôndrias.

Os dejetos do corpo procedem da obtenção de energia dos alimentos em nossas células, por meio de reações químicas nas que umas substâncias se convertem em outras liberando energia. Como analogia com o automóvel podemos dizer que ao introduzir gasolina no motor esta se queima e aproveitam o calor desta ignição para mover o veículo. Provocando dejetos facilmente elimináveis pelo tubo de escape e outros que pouco a pouco podem ir degradando o motor.

Da mesma maneira o nosso corpo pode eliminar fácilmente a maior parte das substâncias nocivas do dejeto, mas pode ficar uma parte mais difícil de eliminar, que são os radicais livres.

Um radical livre é uma molécula, que tem carga positiva porque perdeu o eléctron, e busca desesperadamente qualquer molécula que se proporcione.


O problema surge quando este radical libre arranca eléctrons das nossas células saudáveis fazendo que se tornem instável por necessitar do seu electrón.

Aqui é onde entram em jogo os antioxidantes, os antioxidantes são moléculas com capacidade para ceder os eléctrons aos radicais livres e fazer com que voltem a ser estáveis. Conseguimos que os radicais livres não necessitem atacar as nossas células para buscar os eléctrons, e sim, obter diretamente dos antioxidantes, deixando as nossas células sem dejetos difíceis de eliminar.

Os danos que vão provocando nas células fazem com que estas sejam cada vez menos eficientes e cada vez mais difícil de combater os radicais livres, Ajudará as nossas células a desfazer-se dos radicais livres e podem fazer com que sobrevivam mais e melhor.

Os antioxidantes encontram-se na natureza em diversos alimentos que tem esta capacidade ou podem introduzir-se na água, já que em muitas águas contém de modo natural.

Para medir a quantidade de electróns livres na água podemos utilizar uma medida chamada ORP (potencial de óxido redução).

O ORP mede a capacidade para liberar eléctrons, de actuar como antioxidante. Como a carga dos eléctrons é negativa quanto menor for o seu valor mais antioxidante será a água. Sua medição terá de ser feita num lugar com temperatura controlada e com recipiente homologado, e não de qualquer maneira, tal como podem ver em alguns vídeos na internet.

Como vimos, tomar agua antioxidante favorece a eliminação de radicais livres e portanto melhora a saúde das nossas células.

Uma pequena e constante ajuda as nossas células hoje, pode favorecer-nos amanhã.

A alcalinidade e o oxigénio são os dois pilares da boa saúde e uma boa resposta imunitária. Quase todas as toxinas se neutralizam com a presença de elementos alcalinos e oxigenados.

Recomendamos ver o estudo feito com a nossa jarra pela Universidade de Vigo, sobre a capacidade antioxidante do mesmo em diabetes tipo 1.